Revista Ludere - V. 1, N. 5 (2017) GÊNERO E SEXUALIDADE
Editorial
Desde que os estudos de gênero aportaram no Brasil, em meados da década de 1970,
viu-se emergir no campo das lutas políticas e sociais e nos espaços acadêmicos uma
imensa agenda de temas e questões, responsáveis por contribuir com a consolidação de
institutos de pesquisas, grupos de estudos, linhas de investigação em programas de pósgraduação e criação de revistas cientificas específicas. A quase inextrincável correlação
entre reflexão teórica e prática militante se mostrou um desafio vigoroso para o avanço,
lado a lado, das lutas em prol da equidade de gênero e da conquista de direito sociais e
civis por parte das chamadas “minorias sexuais”.
Revista Ludere - V.1, N.4 (2017) DESLOCAMENTOS E MIGRAÇÕES
Editorial
Nos últimos anos, os estudos sobre as migrações tem tido um impulso
renovado em todo mundo. Acompanhando as transformações que os Estados
nacionais sofreram no marco da globalização, novos problemas e enfoques
ressignificaram esse campo de estudos. Com efeito, em um contexto histórico onde
as fronteiras nacionais adquirem novas dinâmicas vinculadas as transformações da
economia mundial, as mudanças culturais e tecnológicas, o surgimento de redes
associativas transnacionais e a emergência de organismos políticos supranacionais, o
tópico da migração volta a se instalar com força no centro da cena política e
intelectual.
Revista Ludere - V.1, N. 3 (2016) ETNICIDADE, UM DESAFIO ANALÍTICO ÀS CIÊNCIAS SOCIAIS
Dona Ana é indígena Tukano do Alto Rio Negro. Ela tivera 04 filhas de pais diferentes, casando-se apenas com o pai da mais nova – o único indígena –, que morrera pouco tempo depois. Criou as filhas sozinha, mas, em São Gabriel da Cachoeira, recebia ajuda de familiares. Quando chegou em Manaus, há mais de 20 anos atrás, sem um círculo de relações constituídas, analfabeta e com domínio limitado do português, o quadro de dificuldades se agravou, e 02 de suas filhas, na época ainda crianças, passaram a morar com outras famílias.
FOTO DA CAPA: Marlise Rosa é doutoranda em Antropologia Social pelo Programa de Pós-Graduação em Antropologia Social do Museu Nacional, Universidade Federal do Rio de Janeiro (PPGAS/MN/UFRJ).
Aprovação: Profa. Dra Patrícia Reinheimer(UFRRJ), Profa. Dra Ana Paula Alves Ribeiro (UERJ) e Profa. Dra Fabiene Gama (UNB)
Revista Ludere - V. 1, N. 2 (2015): GÊNERO, SEXUALIDADE E INTERSECCIONALIDADE.
O segundo número da Ludere – Revista dos alunos da Pós-graduação em Ciências Sociais da UFRRJ já está no ar.
A imagem foi registrada em maio de 2016 durante uma oficina de fotografia pinhole e vídeo ministrada no Ciep 114 (Maria Gavazio Martins), em Vilar dos Teles, Baixada Fluminense, onde cerca de 30 alunos se revezavam na ocupação da escola. O Ciep 114 é umadas escolas mais abandonadas pelo Estado e está entre as dez escolas do Estado do Rio com as piores notas no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) dos últimoscinco anos. Por conta do excesso de grades e do tratamento autoritário da direção, seus estudantes a comparam com uma prisão e a definem como a “escola do enterro das matrículas”, ou seja, o último lugar para se estudar, onde as vagas sobram…
Foto de: Barbara Copque é antropóloga, Profa. adjunta da Faculdade de Educação da Baixada Fluminense (FEBF/UERJ) e coordenadora do Núcleo de Estudos Visuais em Periferias Urbanas (CNPq/UERJ).
Capa: Profa. Drª. Patricia Reinheimer (UFRRJ)
Revista Ludere - V.1, N.1 (2014)
O PPGCS apresenta o primeiro número da Revista Ludere. O periódico é uma publicação do corpo discente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) e está disponível no portal Costa Lima.
CAPA: Patrícia Reinheimer (PPGCS/UFRuralRJ)
FOTO: Ana Paula Alves Ribeiro
A concepção da capa, assim como da arte final, é da professora Patrícia Reinheimer. Inspirados em sua sugestão, faremos, a cada número, uma chamada para fotos.
A imagem escolhida pela Coordenação Editorial será a capa da edição. A fotografia do número de lançamento é da pós-doutoranda do PPGCS Ana Paula Alves Ribeiro. A foto foi tirada no ano de 2013 na Rua Joaquim Silva no bairro da Lapa, na cidade do Rio de Janeiro.
Como a edição atual foi concebida para divulgação das pesquisas dxs alunxs de mestrado de 2013, o tema da revista é livre, e, portanto, apostamos em uma fotografia que contemplasse tal liberdade.