• Portal do Governo Brasileiro
  • Atualize sua Barra de Governo
Skip to content
  • O Curso
    Sobre o curso
    • Apresentação
    • Histórico
    • Objetivos
    • Infra-Estrutura
    Disciplinas
    • Atividades Obrigatórias
    • Grade de Horário
    Linhas
    • Áreas-linhas
    Documentos
    • Formulários
    • Regimento Interno
    • Regulamentos
    • Orientações para bolsistas
    Discentes
    • Dissertações Defendidas
  • Institucional
    Docentes
    • Corpo Docente
    • Pós-Doc
    • Prof. Visitante
    Seleção
    • Processo Seletivo
    • Processos Seletivos Anteriores
    Laboratórios
    • Laboratórios de Pesquisa
    Convênios e Parcerias
    • Parceiros
    • Convênios e Intercambios
    Transparência
    • Prestação de Contas
    • Projetos Financiados
  • Notícias
  • Publicações
  • Ludere
  • Fale Conosco
  • Português
    • English
×

Áreas-linhas

    Linha de Pesquisa 1 – Teoria política, instituições, políticas públicas e globalização.

    Nesta linha de pesquisa objetiva-se abordar fenômenos sociopolíticos no âmbito nacional e internacional, e suas relações com a esfera pública. A linha atua em quatro eixos principais.

    O primeiro eixo aborda a teoria política em uma perspectiva histórica e comparada. Focaliza-se a reflexão política elaborada no Ocidente desde a Antiguidade até a nossa Era. Entende-se que o estudo dos temas de que trata a ciência política não dispensa, antes exige, o conhecimento tanto do pensamento político produzido por filósofos e de cunho mais normativo quanto daquele desenvolvido a partir de pesquisas empíricas.

    O segundo eixo toma como objeto de análise o Estado e suas instituições. São analisadas as várias dimensões da política estrito senso, tais como voto e comportamento político, democracia, governança, justiça criminal e segurança pública. Inclui-se, ainda, o estudo da participação política e da formação da opinião pública no âmbito da esfera pública, bem como seus efeitos sobre as instituições políticas.

    O terceiro eixo trata das interrelações entre grupos sociais e políticas governamentais. Sendo assim, a política não é entendida como restrita aos espaços do Estado e das instituições formais, mas como uma dinâmica complexa que articula e é articulada pelas diferentes forças sociais em suas múltiplas potencialidades e determinações. Em especial, o eixo é formado por pesquisas que refletem sobre o lócus e papel da sociedade civil organizada, os grupos subalternos, os movimentos populares e identitários que produzem na arena pública novos sentidos e discursos.

    Essas ações e representações são, de um lado, respostas às políticas e ações estatais e, de outro, formadoras de novas agendas e espaços dentro do próprio Estado. O conflito social e a luta política são, desta forma, elementos que conformam a política em sentido amplo e as políticas públicas em particular. Por fim, o quarto eixo aborda as dinâmicas globais e as relações internacionais.

    Os crescentes fluxos de comércio e investimentos na era da globalização vêm desafiando as fronteiras do Estado e da soberania, gerando transformações nas funções do Estado e na sua relação com os atores do mercado. Empresas multinacionais e instituições financeiras multilaterais emergem como poderosos atores que buscam condicionar as ações dos Estados e direcionar políticas públicas. Diante disso, Estados tendem a criar novas redes de governança global e atuar em processos de integração regional e regimes internacionais. Nesse sentido, novas formas de conflitos internacionais, migrações e movimentos sociais transnacionais ganham relevância nesta linha de pesquisa.

    Docentes vinculados

    Alessandra Maia Terra de Faria

    Alessandra Maia Terra de Faria

    alessandramtf@gmail.com

    Doutora em Ciências Sociais pela Puc-Rio, possui experiência docente e de pesquisa em teoria política, sociologia política e instituições políticas comparadas no Brasil, estudos da linguagem e tradução, no contexto nacional e para estrangeiros."

    Instituição: UFRRJ

    Linha de Pesquisa 1: Teoria política, instituições, políticas públicas e globalização

      Currículo Lattes
    Ana Elisa Saggioro Garcia

    Ana Elisa Saggioro Garcia

    anasaggioro@gmail.com

    Doutora em Relações Internacionais pelo IRI/ PUC-Rio e mestre em Ciência Política pela Universidade Livre de Berlim. Professora do Departamento de História e Relações Internacionais na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Coordenadora do Laboratório Interdisciplinar de Estudos de Relações Internacionais (LIERI/UFRRJ). Pesquisadora colaboradora do Instituto Políticas Alternativas para o Cone Sul (PACS). Foi pesquisadora visitante na York University, Canadá. Tem experiência na área de Economia Política Internacional.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: Teoria Critica, Gramsci, hegemonia, imperialismo, empresas multinacionais e relações Sul-Sul.

    Linha de pesquisa 1: Instituições, Políticas Públicas e Teoria Política

      Currículo Lattes
    Flávia Braga Vieira

    Flávia Braga Vieira

    flaviabv@gmail.com

    Possui graduação em Ciências Sociais (1998), mestrado em Sociologia e Antropologia (2001) e doutorado em Planejamento Urbano e Regional (2008) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). É Professora Adjunta de Sociologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ) onde leciona, desenvolve projetos de pesquisa e extensão e é professora do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais. No Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional da UFRJ, coordena o curso de extensão/especialização Energia e Sociedade no Capitalismo Contemporâneo. Tem experiência nas áreas de Ciências Sociais e Ciências Sociais Aplicadas, atuando principalmente nos seguintes temas: globalização, movimentos sociais, Estado e políticas públicas, desenvolvimento, e América Latina.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse:  desenvolvimento, conflitos socioambientais, planejamento territorial, políticas públicas

    Linha de pesquisa 1: Instituições, Políticas Públicas e Teoria Política

      Currículo Lattes
    Francisco Josué Medeiros de Freitas

    Francisco Josué Medeiros de Freitas

    josue@ifcs.ufrj.br

    Professor Adjunto do Departamento de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Professor do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Atua nos seguintes eixos: crise da democracia e neoliberalismo; políticas públicas; partidos políticos, sindicatos e movimentos sociais brasileiros e latino-americanos. É coordenador do Núcleo de Estudos sobre a Democracia Brasileira (NUDEB) da UFRJ e pesquisador de Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada (Lappcom) do PPGCS/UFRRJ. Doutor em Ciência Política pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP) da Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ), com doutorado-sanduíche na Universidade de Paris 3, no Institut des Hautes Etudes de l'Amérique Latine (IHEAL). Mestre em Ciência Política pelo IESP/UERJ. Graduado em História pela Universidade Federal Fluminense (UFF).

    Instituição: UFRRJ

    Linha de Pesquisa 1: Teoria política, instituições, políticas públicas e globalização

      Currículo Lattes
    Marcelo da Costa Maciel

    Marcelo da Costa Maciel

    marcelocmaciel@bol.com.br

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Sociologia pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1994) e doutorado em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2003). Atualmente é Professor Adjunto III da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, tendo como principais campos de interesse: 1) Filosofia Moral e Política; 2) Ceticismo Antigo e Moderno; 3) Estudos sobre Max Weber.(Texto informado pelo autor)

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse:1) Filosofia Moral e Política; 2) Ceticismo Antigo e Moderno; 3) Estudos sobre Max Weber.

    Linha de pesquisa 1: Instituições, Políticas Públicas e Teoria Política

      Currículo Lattes
    Mayra Goulart

    Mayra Goulart

    mayragoulart@gmail.com

    Professora de Teoria Política e Política Internacional da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Coordenadora do Observatório dos Países de Língua Oficial Portuguesa (OPLOP/UFF) e Investigadora Visitante do CIES (ISCTE/IUL)

    Instituição: UFRJ

    Campos de Interesse:América Latina, Teoria Política e Política Comparada. 

    Linha de pesquisa 1: Instituições, Políticas Públicas e Teoria Política

      Currículo Lattes
    Nalayne Mendonça Pinto

    Nalayne Mendonça Pinto

    nalayne@bol.com.br

    Doutorado em Ciências Humanas (Sociologia) pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), Mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000). É professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiros. É pesquisadora na área de Sociologia, com ênfase nos seguintes temas: Sociologia Jurídica, Sociologia Criminal, Criminologia, Sociologia da Empresa e das Organizações. Pesquisadora do Observatório Fluminense/ UFRRJ e Pesquisadora Associada ao Instituto de Estudos Comparados em Administração Institucional de Conflitos – INeAC/ INCT

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: sociologia jurídica, sociologia criminal, segurança pública, sociologia das organizações

    Linha de pesquisa 1: Instituições, Políticas Públicas e Teoria Política

      Currículo Lattes
    Nelson Rojas de Carvalho

    Nelson Rojas de Carvalho

    nrojascarvalho@gmail.com

    Professor Associado I do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRRJ. Coordenador de pesquisa – em convênio com o INCT- Observatório das Metrópoles – sobre geografia do voto e governança em 15 regiões metropolitanas brasileiras. Bacharel em História pela Universidade de Brasília (1987), mestre em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ (1996), mestre em Comparative Politics pela London School of Economics and Political Science (LSE) (2001) e doutor em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo IUPERJ (2003). Pós-doutorando (2015/16) no Instituto de Política Pública da George Washington University ( GWIPP), sob a supervisão de Clarence Stone. Foi professor do quadro permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política (PPGCP) da UFRJ. Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase Sistema Eleitoral e Partidário, Congresso, Política Pública e Governaça Metropolitana.Teve seu livro “E no Início eram as Bases – Geografia Política do Voto e comportamento legislativo no Brasil” premiado pela ANPOCS. Colunista convidado do jornal Valor Econômico.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: Comportamento político, sistemas eleitorais, partidos e  estudos legislativos

    Linha de pesquisa 1: Instituições, Políticas Públicas e Teoria Política

      Currículo Lattes
    Vladimyr Lombardo Jorge

    Vladimyr Lombardo Jorge

    vljorge@hotmail.com.br

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2003). É professor adjunto, nível 1, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). ministrando aula para cursos de graduação (Ciências Sociais, Economia, História e Relações Internacionais) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, sistemas políticos comparados, opinião pública e comunicação política. Atualmente é subcoordenador do projeto “Ensino da Ciência Política na educação básica”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Ciências Sociais na UFRRJ.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: Comportamento político, comunicação política e Estado e Governo

    Linha de pesquisa 1: Instituições, Políticas Públicas e Teoria Política

      Currículo Lattes
    Linha de Pesquisa 2 – Sociabilidades, conflito e processos identitários

    Os interesses de pesquisa reunidos nesta linha têm como foco privilegiado o estudo de processos identitários, a partir de análises comparadas e/ou relacionais, diagnósticos, estudos de sociabilidade e conflito inerentes à vida social.

    As investigações partem da percepção da constituição de marcadores de diferença: raça, classe, gênero e geração em contextos de produção de desigualdade, bem como das estratégias de inserção e mobilidade de grupos sociais, dos processos de mudança social, considerados em suas distintas expressões intelectuais, culturais, políticas, institucionais e organizativas.

    São também contemplados estudos dedicados às relações entre sociedade e natureza, rural e urbano, bem como processos de circulações e mobilidades, territorialização e pertencimento étnico, que configuram redes de participação política, produção e conhecimento. Interessa investigar, por meio do estudo de relações em zonas de fronteiras reais ou figurativas, interfaces e significados de experiências de trocas e conflitos ocorridos em espaços intermediários, na formação de novas categorias sociais e simbólicas, bem como demais fenômenos relacionados à interculturalidade. Nossas investigações estão organizadas em três eixos principais, frequentemente intercambiáveis.

    O primeiro eixo dedica-se ao estudo dos processos de produção de desigualdade e diferença. Privilegiam-se relações étnico-raciais, estudos de gênero, geração e sexualidade, a emergência de novos sujeitos políticos em relação de demandas de reconhecimento frente ao Estado e outros setores sociais e o impacto destes sistemas de diferença na produção de conhecimento.

    O segundo eixo ocupa-se dos fenômenos de organização e mobilização social e política, seja em contextos históricos ou contemporâneos, urbanos ou rurais, além de processos de mobilidade e migração. São temas deste eixo os impactos de políticas públicas e de desenvolvimento sobre povos indígenas e tradicionais em seus respectivos ambientes; as formas de habitar a cidade e o governo de populações nas margens.

    O terceiro eixo debruça-se sobre a produção do pensamento social e político no Brasil, na América Latina, África e Ásia, em contextos envolvendo relações centro-periferia, relações pós coloniais e interações globais. A análise desta produção se realiza na interface com processos e conflitos referidos a desigualdades e diferenças sociais, expressando uma diversidade de projetos políticos e de linhagens/experiências intelectuais e culturais.

    Docentes vinculados

    Annelise Caetano Fraga Fernandez

    Annelise Caetano Fraga Fernandez

    annelisecff@yahoo.com.br

    É professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ. Possui mestrado em Antropologia e Sociologia e doutorado em Sociologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Coordena o Núcleo de Estudos em Ambiente, Território e Sistemas Agroalimentares (NEATS). Seus principais temas de pesquisa são: natureza, espaço e sociedade, participação e campesinato. Atualmente desenvolve trabalho relacionado a dinâmicas territoriais, conflitos ambientais, participação em conselhos, redes sociotécnicas e sistemas agroalimentares.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: ambiente e sociedade, agricultura familiar, participação, políticas públicas

    Linha de Pesquisa 2: Sociabilidades, Conflitos e Processos Identitários

      Currículo Lattes
    Edson Miagusko

    Edson Miagusko

    mia.eds@gmail.com

    Professor Adjunto de Sociologia do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais e do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Possui Doutorado em Sociologia (2008), Mestrado em Sociologia (2001) e Bacharelado em Ciências Sociais pela Universidade de São Paulo (USP). É pesquisador do Observatório Fluminense onde coordena o projeto de pesquisa “A Baixada Fluminense e os grandes projetos urbanos: trajetórias, sociabilidades e circuitos nas periferias” e do Disturbios/UERJ (Dispositivos, Tramas Urbanas, Ordens e Resistências). Tem experiência na área de Sociologia Urbana com atuação nos seguintes temas: cidades, movimentos sociais e ação coletiva, trabalho e conflitos urbanos.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: cidades; movimentos sociais; trabalho; teoria sociológica

    Linha de Pesquisa 2: Sociabilidades, Conflito e Processos Identitários

      Currículo Lattes
    Elisa Guaraná de Castro

    Elisa Guaraná de Castro

    elisaguarana@gmail.com

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1992), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional da Universidade Federal do Rio de Janeiro (2005)< tendo defendido a tese Entre o Rural e o Urbano – uma etnografia da categoria juventude rural. Publicada em 2013 pela editora Contra Capa com apoio da Faperj. Atualmente é professora associada da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e Coordenadora-Geral de Politicas Transversais da Secretaria Nacional de Juventude Tem experiência na área de Sociologia e Antropologia, atuando principalmente nos seguintes temas: reforma agrária, juventude, juventude rural, políticas públicas, identidade social e identidade politica.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de Interesse: reforma agrária, juventude, juventude rural, políticas públicas, identidade social e identidade politica

    Linha de pesquisa 1: Instituições, Políticas Públicas e Teoria Política

      Currículo Lattes
    Izabel Missagia de Mattos

    Izabel Missagia de Mattos

    belmissagia@gmail.com

    Doutora em Ciências Sociais (Área: Sociedades Indígenas) pela Universidade Estadual de Campinas (2002) e Mestre pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Atualmente é Professora Associada I e pesquisadora do Programa de Pós-Graduação em Ciências Socias da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e desenvolve, com auxílio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio de Janeiro, investigações sobre memória e história dos povos indígenas em Minas Gerais. Tem experiência na área de Antropologia, dedicando-se principalmente aos seguintes temas: antropologia histórica, Etnologia, Botocudos, missões religiosas, memória social, formação da nacionalidade e patrimônio cultural.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: patrimônio cultural, conhecimentos tradicionais, etnologia, história indígena e do indigenismo

    Linha de Pesquisa 2: Sociabilidades, Conflitos e Processos Identitários
      Currículo Lattes
    Luena Nascimento Nunes Pereira

    Luena Nascimento Nunes Pereira

    luena.ufrrj@gmail.co

    Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Graduada em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1995), Mestre (2000) e Doutora (2005) em Antropologia Social pela Universidade de São Paulo, com a tese “Os Bakongo de Angola: Religião, Política e Parentesco num bairro de Luanda”. Fez Pós-Doutorado no CEBRAP/Centro Brasileiro de Análise e Planejamento (2005-2008) e no King’s College/Londres (2008, bolsa FAPESP). Foi bolsista PRODOC (Capes) no PPGAS/Unicamp (2008-09). Atua na Área de Antropologia, com pesquisa nos seguintes temas: Angola, África contemporânea, identidade étnica, nacionalismo, identidade religiosa, relações raciais, marcadores sociais da diferença, ensino de História e Cultura africana e afro-brasileira

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: Estudos africanos, Nação, Etnicidade, Relações Raciais

    Linha de Pesquisa 2: Sociabilidades, Conflitos e Processos Identitários

      Currículo Lattes
    Mani Tebet A. Marins

    Mani Tebet A. Marins

    manitebetufrrj@gmail.com

    Professora Adjunta de Sociologia da UFRRJ; Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ e Professora Permanente do Programa de Pós Graduação em Políticas Públicas em Direitos Humanos da UFRJ. Possui Pós Doutorado em Sociologia sob orientação da Profª Elisa Reis (PPGSA/UFRJ), Mestrado e Doutorado pelo PPGSA/UFRJ (sob orientação da Profª Bila Sorj) com Doutorado Sanduíche sob orientação do Profº Bernard Lahire (ENS/Lyon). Pesquisa principalmente os seguintes temas: desigualdades sociais, interseccionalidade, identidades, implementação de políticas públicas, Programas de transferência de renda, Políticas educacionais e de ação afirmativa. Atualmente é líder do Diretório de Pesquisa "Desigualdade, interseccionalidade e Política Pública" do CNPq e Coordenadora do Curso de Ciências Sociais da UFRRJ. Atua como Consultora da Pesquisa: "Avaliação da Política de Renda Básica de Cidadania de Maricá" com financiamento internacional do Jaim Family Institute (EUA) com Coordenação Nacional do Eduardo Suplicy; Aldaísa Sposati e com a participação internacional de pesquisadores dos EUA, Bélgica e Itália.

    Instituição: UFRRJ

    Linha de Pesquisa 2: Sociabilidades, conflito e processos identitários

      Currículo Lattes
    Marco Antonio Perruso

    Marco Antonio Perruso

    trogao@bol.com.br

    Professor Adjunto de Sociologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Professor do Quadro Permanente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ. Possui graduação e licenciatura em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1993 e 1995, respectivamente) e mestrado e doutorado em Sociologia pela UFRJ (1999 e 2008, respectivamente). Tem experiência nas áreas de Sociologia e de Ciências Sociais, atuando principalmente nos seguintes temas: pensamento social brasileiro, intelectuais, cultura política, movimentos sociais, sociedade civil, trabalho, globalização e teoria social.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: pensamento social brasileiro, intelectuais, cultura política, movimentos sociais, sociedade civil, trabalho, globalização e teoria social;

    Linha de Pesquisa 2: Sociabilidades, Conflitos e Processos Identitários

      Currículo Lattes
    Maurício Hoelz

    Maurício Hoelz

    mauriciohoelz@gmail.com

    Professor do Departamento de Ciências Sociais e do PPGCS da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutor em Ciências Humanas (Sociologia), com período sanduíche na University of Chicago, e Mestre em Sociologia com concentração em Antropologia pelo PPGSA da Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), instituição onde também cursou bacharelado em Ciências Sociais e realizou pós-doutorado (PNPD/Capes). Editor responsável da Revista Brasileira de Sociologia e editor associado de Sociologia & Antropologia. Coordenador do GT de Pensamento Social no Brasil da Anpocs e membro do Comitê de Pesquisa em Pensamento Social da SBS. Pesquisador associado ao Núcleo de Estudos Comparados e Pensamento Social - NEPS (UFRJ/UFF) e a outros grupos de pesquisa internacionais e nacionais. Tem experiência empírico-documental em diversos acervos e atua nas áreas de pensamento social no Brasil, sociologia política da cultura e teoria social comparada. É um dos coordenadores do projeto MinasMundo: o cosmopolitismo na cultura brasileira (projetominasmundo.com.br).

    Instituição: UFRRJ

    Linha de Pesquisa 2: Sociabilidades, conflito e processos identitários

      Currículo Lattes
    Miriam de Oliveira Santos

    Miriam de Oliveira Santos

    mirsantos@uol.com.br

    Graduação em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1984), mestrado em Ciência Política pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2000) e doutorado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004). Realizou de setembro de 2006 até setembro de 2007 um estágio pós-doutoral no CPDA da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Atualmente é pesquisadora associada do Núcleo Interdisciplinar de Estudos Migratórios e professora associada do Instituto Multidisciplinar da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, vinculada aos Programas de Pós-Graduação em Ciências Sociais e de Geografia da mesma universidade. Tem experiência nas áreas de Antropologia e Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: imigração, identidade, socialização,campesinato e gênero. 

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: migrações, gênero, campesinato e socialização

    Linha de Pesquisa 2: Sociabilidades, Conflitos e Processos Identitários

      Currículo Lattes
    Moema Guedes

    Moema Guedes

    moguedes@yahoo.com.br

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Estudos Populacionais e Pesquisa Social pela Escola Nacional de Ciências Estatísticas (2004) e doutorado em Demografia pela Universidade Estadual de Campinas (2009). Atualmente é Professora Adjunta do departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), integra o Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da mesma universidade. Tem experiência na área de Sociologia e Estudos Populacionais, atuando principalmente nos seguintes temas: relações de gênero, trabalho, família e metodologia de pesquisa

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: Gênero, desigualdades sociais, mercado de trabalho e família 

    Linha de pesquisa 2: Sociabilidades, Conflitos e Processos Identitários

      Currículo Lattes
    Linha de Pesquisa 3 – Práticas culturais, processos sociais, poder e subjetividade

    Esta linha de pesquisa apresenta um campo de debates sobre a produção da vida social na articulação entre os indivíduos, processos sociais e práticas culturais, pautando como questão comum uma ampla problematização em torno da construção das classificações sociais.

    Contemplam-se reflexões sobre a formação de categorias explicativas e interpretativas da vida em sociedade e o modo como estas são resultado de amplas disputas entre campos, agentes, forças, discursos e representações. Este exercício acadêmico de análise dos processos sociais dá-se no âmbito desta linha de pesquisa a partir das seguintes grandes temáticas: manifestações artísticas, patrimônio, representações, poder e cultura; religião, moralidades e política; gênero, família e sexualidades; poder, território e representação; trajetórias, biografias, sofrimentos e direitos humanos.

    Um dos eixos temáticos desta linha aborda a constituição dos sujeitos e da construção da pessoa, seja a partir da questão da memória, do gênero e sexualidade ou das configurações familiares e das relações de parentesco. As reflexões abordam as diferentes sensibilidades, narrativas, trajetórias e biografias de indivíduos ou grupos, considerando-se os deslocamentos, bifurcações e temporalidades. Essa análise pode enfocar a interface entre natureza e cultura e a partir de sistemas normativos como o direito e a medicina.

    Um segundo eixo dessa linha se debruça sobre as manifestações artísticas e a cultura material, partindo da possibilidade de pensar patrimônios, coleções e objetos específicos – museus, cinema, arte – como meios de atribuição de sentidos que ultrapassam as formas consagradas de categorização do mundo social. Apreciadas a partir de uma tecnologia do encantamento as coisas atravessam classificações – arte/artefato, ética/estética, masculino/feminino, individual/coletivo, público/privado – permitindo perceber processos de objetificação de identidades, afiliações sociais e práticas cotidianas e contribuindo efetivamente para a autocriação e identificação e compreensão de outros.

    O terceiro e último eixo desta linha de pesquisa trata da questão da religião a partir de sua articulação intrínseca com diferentes campos da vida social e subjetiva,considerando a análise das transformações religiosas em âmbitos institucional, individual e coletivo. Interessa-nos particularmente a relação entre religião e política, religião e territorialidades, religião e espaço público, religião e mídia, as disputas de moralidades, e as controvérsias em torno da religião no debate nacional. Temos como objetivo também acompanhar a formação e as mudanças do campo religioso brasileiro, em articulação com estudos comparados de religião. A partir destas temáticas, e de seus entrecruzamentos, as produções desta linha de pesquisa desafiam fronteiras entre campos de estudos, pautando-se numa crítica à reificação de categorias, mesmo as mais clássicas, e fomentando trabalhos que contribuam com este interesse de pesquisa.

    Docentes vinculados

    Alessandra de Andrade Rinaldi

    Alessandra de Andrade Rinaldi

    mvale@centroin.com.br

    Professora Adjunta em Antropologia Social -UFRRJ . Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal de Juiz de Fora (1994), mestrado em Antropologia pela Universidade Federal Fluminense (1997) e doutorado em Saúde Coletiva pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e Pós-doutorado em Antropologia Social pelo PPGAS/MN-UFRJ. Desenvolve pesquisas sobre gênero, violência, família e parentesco. Desde o ano de 2010 tem pesquisado a filiação adotiva.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: gênero, violência, família e parentesco

    Linha de Pesquisa 3: Dinâmicas Sociais, Práticas Culturais, Representações e Subjetividade

      Currículo Lattes
    Ana Paula Perrota

    Ana Paula Perrota

    anapaula_perrota@hotmail.com

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2006), mestrado (2009) e doutorado (2015) pelo Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia da UFRJ. Realizou doutorado-sanduíche no Institut National de la Recherche Agronomique, no grupo de pesquisa RITME (Risques, Travail, Marchés, Etat).
    Professora Adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais. Desde 2010 se dedica à pesquisa sobre os estudos da relação entre humanos e animais e sua interface com a sociologia e antropologia da moral e econômica. Além disso, possui experiência de pesquisa sobre conflitos socioambientais.

    Instituição: UFRRJ

    Linha de Pesquisa 3: Práticas culturais, processos sociais, poder e subjetividade

      Currículo Lattes
    Carly Barboza Machado

    Carly Barboza Machado

    machado.carly@gmail.com

    Professora de Antropologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro - UFRRJ, desenvolve pesquisa no campo que envolve as temáticas de religião, mídia, política e cidade. Atua no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da UFRRJ. É doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006), possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), e mestrado em Psicossociologia da Comunidades e Ecologia Social também pela UFRJ (2000). Em 2005 realizou estágio de doutorando no exterior na Universidade de Amsterdam e no ano de 2007 desenvolveu atividades de Pós Doutorado na Universidade McMaster, no Canadá. Coordena, com Patricia Birman, o grupo de pesquisa Distúrbio / UERJ - Dispositivos, tramas urbanas, ordens e resistências. É pesquisadora do Observatório Fluminense / UFRRJ. 

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: Religião, mídia, cidade, crime

    Linha de Pesquisa 3: Dinâmicas Sociais, Práticas Culturais, Representações e Subjetividade

      Currículo Lattes
    Luiz Felipe Rocha Benites

    Luiz Felipe Rocha Benites

    felipebenites74@gmail.com

    Professor Associado lotado no Departamento de História/Instituto Multidisciplinar e Professor Permanente do Programa de Pós-graduação em Ciências Sociais, na UFRRJ. Doutor em Antropologia Social pelo Museu Nacional/UFRJ. Mestre em Sociologia e Licenciado em Ciências Sociais pela UFRGS. Pesquisador vinculado ao NuERs (Núcleo de Estudos Rurais), da UFF/Campos dos Goytacazes. Trabalha com coletivos rurais e ribeirinhos e têm interesses voltados para investigações sobre: relações socioambientais; conhecimentos científicos e locais sobre mudanças climáticas; formas de encantamento do mundo; vida social, economia moral e mobilidades; estudos etnográficos da política; teoria antropológica. Atualmente, vem desenvolvendo pesquisa no Vale do Rio São Francisco, região norte de Minas Gerais, sob dois eixos de investigação: por um lado, os significados e a agência das águas e, por outro, a vida ribeirinha e a constituição de uma socialidade “mais-que-humana”.

    Instituição: UFRRJ

    Linha de Pesquisa 3: Práticas culturais, processos sociais, poder e subjetividade

      Currículo Lattes
    Marta Cioccari

    Marta Cioccari

    marta.cioccari@gmail.com

    Antropóloga e jornalista, é graduada em Comunicação Social/Jornalismo pela PUC-RS (1987), mestre em Antropologia Social pela UFRGS (2004) e doutora em Antropologia Social pelo Museu Nacional-UFRJ (2010), com estágio doutoral na École des Hautes Études en Sciences Sociales (EHESS) entre 2007-2008. Atualmente, é professora adjunta do Departamento de Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). De 1996 a 2006 foi professora no Centro de Ciências da Comunicação da Unisinos, onde ocupou a função de coordenadora-executiva de curso de graduação. Entre 2004 e 2005, atuou como professora-substituta no Departamento de Antropologia da UFRGS. Entre 2010 e 2014, foi docente-pesquisadora Prodoc-CAPES no PPGAS, Museu Nacional, UFRJ. Coordena, com José Sergio Leite Lopes, o Núcleo de Antropologia do Trabalho, estudos biográficos e de trajetórias (NuAT), certificado pelo CNPq, e é também pesquisadora associada ao Núcleo de Antropologia da Política (NuAP), ambos no PPGAS/MN/UFRJ. Realizou consultorias para o governo federal e organismos internacionais (IICA, FAO) relacionadas ao projeto Direito à Memória e à Verdade. Entre agosto e novembro de 2014 atuou como pesquisadora sênior do PNUD na Comissão Nacional da Verdade (CNV), no Rio de Janeiro. É também pesquisadora associada ao Programa de Memória dos Movimentos Sociais (Memov), do Colégio Brasileiro de Altos Estudos da UFRJ.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: Teorias antropológicas, classes trabalhadoras urbanas e rurais, cultura popular, honra e reputação, futebol operário, etnografias e intersubjetividade, narrativas e escrita, memórias, biografias e trajetórias, regime militar e direitos humanos.

    Linha de Pesquisa 3:  Dinâmicas sociais, práticas culturais, representações e subjetividade

      Currículo Lattes
    Naara Luna

    Naara Luna

    naaraluna2015@gmail.com

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (1997), graduação em Teologia pela Escola Superior de Teologia da IECLB (1994), mestrado em Antropologia Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2000) e doutorado em Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004), onde concluiu seu pós-doutorado (2010). Atualmente é professor adjunto 3 de antropologia na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro e docente do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da UFRRJ. Tem experiência na área de Antropologia, com ênfase em Antropologia da Pessoa, Antropologia do Parentesco, Antropologia da Ciência e da Medicina e Antropologia da Religião, pesquisando tópicos relacionados aos seguintes temas: células-tronco, novas tecnologias reprodutivas, pessoa, o estatuto do embrião humano, aborto, parentesco, a relação entre concepções de natureza e cultura, e a interface da religião com questões éticas.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: pessoa e corporalidade; natureza e cultura; parentesco; religião e saúde

    Linha de Pesquisa 3: Dinâmicas Sociais, Práticas Culturais, Representações e Subjetividade

      Currículo Lattes
    Patricia Reinheimer

    Patricia Reinheimer

    patriciareinheimer@yahoo.com.br

    Professora de Antropologia Social do curso de Ciências Sociais da UFRRJ, sou formada em Licenciatura em Artes Plásticas, com mestrado e doutorado em Antropologia Social pelo Museu Nacional. Tenho me dedicado a investigar os processos sociais por trás de objetos artísticos situados. No mestrado investiguei um projeto de intervenção do Museu de Arte Contemporânea de Niterói e as implicações para desse projeto nas identidades sociais dos participantes, no doutorado, investiguei as transformações axiológicas que se formaram a partir de certos movimentos artísticos brasileiros. Trabalhei com objetos artesanais produzidos em oficinas realizadas nas instituições substitutivas da Reforma Psiquiátrica e atualmente desenvolvo um projeto de organização de acervo, reconstituição das trajetórias dos acumuladores originais e investigação do papel das coisas colecionadas na conformação de subjetividades e coletividades através de estilos de vida e produção e consumo cultural. Nesse projeto o acervo, uma coleção de coleções, vem sendo organizado para entrega a uma instituição de guarda e preservação, processo que também tem sido objeto de reflexão.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: manifestações artísticas, identidade, representação e nação

    Linha de Pesquisa 3: Dinâmicas Sociais, Práticas Culturais, Representações e Subjetividade

      Currículo Lattes
    Sabrina Parracho Sant’Anna

    Sabrina Parracho Sant’Anna

    saparracho@gmail.com

    Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2001), mestrado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2004) e doutorado em Sociologia e Antropologia pela Universidade Federal do Rio de Janeiro (2008). Atualmente é pesquisadora associada da Universidade Federal do Rio de Janeiro e professora adjunta da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em sociologia da cultura.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: arte; museus; cidade; intervenções urbanas e mudança social

    Linha de Pesquisa 3: Dinâmicas Sociais, Práticas Culturais, Representações e Subjetividade

      Currículo Lattes
    Sílvia Regina Alves Fernandes

    Sílvia Regina Alves Fernandes

    fernandes.silv@gmail.com

    Professora do PPGCS – Programa de Pós Graduação da UFRRJ e do PPGSP – Programa de Pós Graduação em Sociologia e Política, da UENF, realizou pós doutoramento sênior pela CAPES no Center For Latin American Studies and Departament of Religion, Universidade da Flórida (Gainesville) 2013-2014; Doutora em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2004) e mestre em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Tem experiência na área de Sociologia, com ênfase em Sociologia da Religião e Sociologia Urbana. Foi coordenadora de pesquisas no CERIS – Centro de Estatística Religiosa e Investigações Sociais e, mais recentemente, prestou consultoria para o Pew Forum Religion and Public Life – Survey Religion in Brazil 2013-2014. É líder do grupo de pesquisa do CNPq: DT-CRELIG – Dinâmicas Territoriais, Cultura e Religião e membro do grupo de pesquisa Estudos do Cristianismo. Entre suas publicações, destacam-se: Jovens religiosos eo catolicismo – escolhas, desafios e subjetividades. Quartet/Faperj, 2010; Desafios do catolicismo na cidade – pesquisa em regiões metropolitanas brasieliras. CERIS, RJ; Paulus,SP, 2002. Temas atuais de pesquisa: catolicismo; pentecostalismo; juventude; instituições; Igreja católica, estudos transnacionais, migração e religião.

    Instituição: UFRRJ

    Campos de interesse: Sociologia da religião; religião e globalização; juventudes; Instituições religiosas.

    Linha de Pesquisa 3: Dinâmicas Sociais, Práticas Culturais, Representações e Subjetividade

      Currículo Lattes
    cnpq
    Faperj
    capes
    periodicos
    © 2011-2019 – UFRRJ
    Site Desenvolvido por RT Soluções
    • Português
    • English