IDEOLOGIA, PARTIDOS E REPRESENTAÇÃO
O nosso objetivo na pesquisa “Ideologias, partidos e representação: uma análise do programa de governo dos candidatos à Presidência da República na Nova República.” é situar candidatos e partidos políticos no espectro ideológico brasileiro. Para tanto, combinaremos abordagens metodológicas qualitativas e quantitativas na análise dos programas ou planos de governos dos candidatos que obtiverem mais de 5% dos votos válidos em cada eleição presidencial. Este critério é uma condição da metodologia quantitativa escolhida, uma vez que optamos pela a abordagem oferecida pelo Comparative Manifesto Project (CMP) , cujo propósito é codificar e quantificar as afirmações propostas pelos partidos em seus programas de governo.
Para isso, será realizada a codificação dos referidos programas, seguida da aplicação do índice RILE, um indicador numérico proposto pela referida metodologia. Estas duas etapas de caráter quantitativo são precedidas pela análise qualitativa da história de cada partido e candidato, bem como dos documentos em questão, realizada ao longo do próprio processo de codificação. História e codificação são cotejadas com análises qualitativas da linguagem em uso e do contexto político.
PESQUISADORES
Professora de Ciência Política da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais (PPGCS) da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). Doutora em Ciência Política (2013) pelo Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ); mestre em Ciência Política pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2008) e bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2006) e em Relações Internacionais pela Universidade Estácio de Sá (2009). Tem experiência na área de Ciência Política, com ênfase em América Latina, Teoria Política e Política Comparada.
Professora de Teoria Política e Sociologia Política no Programa de Graduação em Ciências Sociais da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro desde 2009, na Pós-Graduação Lato Sensu em Sociologia Política e Cultura desde 2014 e no Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro desde 2019. Bacharel em Ciências Sociais pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (2005). Mestre em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2008). Doutora em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2014), e atualmente realiza Estágio de Pós-Doutoramento em iniciativa multidisciplinar junto ao Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais – PPGCIS e o Programa de Pós-Graduação em Estudos da Linguagem – PPGEL, ambos na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (2019). Desde 2015 é pesquisadora colaboradora em projeto de pesquisa com o Instituto de Ciências Humanas da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (ICHS/UFRRJ). Desde 2019, faz parte do Laboratório de Partidos, Eleições e Política Comparada (LAPPCOM), junto a UFRJ e UFRRJ. Desenvolveu atual disciplina curricular- Political Sociology in Brazil, em parceria com a Coordenação Central de Cooperação Internacional ( CCCI- Puc-Rio), que recebe alunos de graduação e pós-graduação de dezenas de universidades internacionais (desde 2017). Foi professora convidada e responsável pelo módulo Representação Política e Políticas Públicas no curso de Especialização em Gênero, Sexualidade e Direitos Humanos no Departamento de Direitos Humanos, Saúde e Diversidade Cultural – DIHS, da Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca /ENSP, da Fundação Oswaldo Cruz – FIOCRUZ por dois anos (2013- 2015). Contribuiu para elaboração do Relatório de Desenvolvimento Humano (RDH), do PNUD (2009-2010). Foi Coordenadora de Pesquisa junto ao Instituto de Segurança Pública do Estado do Rio de Janeiro (jan-dez 2010). Seus interesses de pesquisa são teoria política, teoria da linguagem, metodologia, sociologia política e políticas públicas.
Possui graduação em Ciências Sociais pela Universidade Federal Fluminense (1992), mestrado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (1995) e doutorado em Ciência Política (Ciência Política e Sociologia) pelo Instituto Universitário de Pesquisas do Rio de Janeiro (2003). É professor associado, nível 1, da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ). ministrando aula para cursos de graduação (Ciências Sociais, Economia, História e Relações Internacionais) e o Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Tem experiência na área de Ciência Política, atuando principalmente nos seguintes temas: democracia, sistemas políticos comparados, opinião pública e comunicação política. Entre maio de 2015 e março de 2018, foi subcoordenador do projeto “Ensino da Ciência Política na educação básica”, vinculado ao Programa Institucional de Bolsas de Iniciação à Docência (PIBID) da área de Ciências Sociais na UFRRJ.
Graduando em Relações Internacionais na Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ). Atua como coordenador adjunto do Laboratório de Eleições, Partidos e Política Comparada, vinculado ao Departamento de Ciência Política (DCP/UFRJ), e no Observatório de Trajetórias e Estudos Legislativos. Tem experiência de pesquisa em Ciência Política, tendo a análise da ocorrência do populismo de direita, instituições políticas brasileiras e trajetórias políticas como linhas centrais. *Possui menção honrosa concedida pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em razão de produção acadêmica apresentada na Semana de Integração Acadêmica de 2019 (SIAc 2019).
Cientista Social formada pela Universidade Federal do Rio de Janeiro. Mestranda em Ciência Política no Instituto de Estudos Sociais e Políticos (IESP-UERJ). Assistente de Informação Júnior pela ONU Habitat com atuação na Coordenadoria Técnica de Projetos Especiais – CTPE, pertencente ao Instituto Pereira Passos (IPP), na área de avaliação e monitoramento de políticas públicas e produção de indicadores sociais. Possui interesse na área de políticas públicas, instituições políticas, comportamento eleitoral, trajetória legislativa e sistema eleitoral. Atualmente desenvolve pesquisas sobre ideologia política, populismo e geografia eleitoral.