Building scholar capacity and academic networks in Latin America: A radio-telescope for the religious experience

Docente responsável: Sílvia Fernandes

In this project, we propose to understand and measure Latin Americans’ experience of the divine in contexts of moving religious landscapes. Our proposal is a first attempt to measure everyday religious practices and beliefs from a non-Western perspective. To explore non-Westerners’ experience of the divine in their daily lives in urban contexts, we will collect data with a lived religion approach and a mixed methodology, and propose to analyze it from a “no-confession” perspective.

 

Economia política das relações Sul-Sul: uma análise comparada dos investimentos da China no Brasil e na África do Sul

Docente responsável: Ana Elisa Saggioro Garcia

Financiamento internacional: Karibu Foundation (Noruega)

Os BRICS se constituíram ao longo dos anos 2000 como um agrupamento político e econômico do Sul Global. Com base em pesquisas anteriores sobre os BRICS no regime internacional de investimentos, objetivamos, com a presente pesquisa, aprofundar a análise comparativa sobre os investimentos da China no Brasil e na África do Sul. Faremos um mapeamento dos fluxos de investimento externo direto chineses, observando os volumes, projetos, principais setores e empresas atuantes nos dois países. Serão mapeadas as principais instituições públicas e privadas (governos locais, bancos, associações empresariais) que facilitam as interfaces entre investidores e Estados receptores. Serão analisadas as políticas públicas de promoção, facilitação e proteção de investimentos, como programas nacionais, legislações, acordos de investimento, bem como políticas de crédito. Por fim, identificaremos projetos relevantes no Brasil e na África do Sul para analisar as dinâmicas locais geradas pelos investimentos chineses, seus impactos sobre comunidades locais, força de trabalho e meio ambiente. Objetivamos, com isso, reunir elementos empíricos para discutir em que medida os investimentos Sul-Sul podem ocorrer de uma forma mais cooperativa, sob bases sociais e ambientais mais equilibradas, ou se estes investimentos reproduzem a tradicional divisão internacional do trabalho, produzindo novas hierarquias entre países do Sul Global. Assim, pretendemos contribuir para a compreensão mais ampla sobre as novas configurações do capitalismo global e o papel da China, e para a elaboração de políticas públicas voltadas ao desenvolvimento econômico, sustentável e inclusivo.

 

Economia política das relações Sul-Sul: uma análise dos acordos de proteção de investimentos dos BRICS na América Latina e Caribe

Docente responsável: Ana Elisa Saggioro Garcia

Financiamento internacional: CLACSO

No final dos anos 2000, a emergência do agrupamento BRICS, composto por Brasil, Rússia, Índia, China e África do Sul, fez surgir a expectativa de uma alternativa dos países do Sul Global frente às potências tradicionais. Os países instam as instituições de Bretton Woods a resolver seus déficits de legitimidade transferindo poder de voto substancial para as potências emergentes, sob pena de se tornarem obsoletas. O regime de tratados de investimento aparece também como outro campo no qual os BRICS poderiam exercer influência. A presente pesquisa objetiva, desde um olhar da economia política internacional, investigar os acordos internacionais de investimentos entre os BRICS e a América Latina e Caribe, e analisar se as abordagens promovem um maior equilíbrio no regime geral. A pesquisa buscará identificar em que medida se reproduz o modelo tradicional de proteção ao investidor, especialmente promovido pelos EUA e de países europeus na década de 1990, ou se esses países inovam com modelos alternativos. E como esses acordos promovem o investimento na região. Para isso, realizamos uma análise das relações político-econômicas da região com cada país BRICS, observando os modelos de acordo utilizados, os fluxos de investimento, comércio e crédito, bem como tensões e conflitos socioambientais. A pesquisa dará especial ênfase à China como ator mais preponderante dos BRICS. Primeiro, porque a China é “o principal exportador e importador de bens entre os países do BRICS e principal investidor e importador de entrada de IED dos países do BRICS” (Gurosova, 2019). Além disso, a economia chinesa é a maior entre os outros membros, uma vez que o PIB da China supera o de todos os outros países BRICS juntos. Os resultados da pesquisa serão apresentados na forma de texto, tabelas, gráficos e mapas.

 

Estética, consumo e mundialização: transformações nos mundos das artes. Artes Visuais, arquitetura, design, moda e gastronomia

Docente responsável: Sabrina Parracho Sant’Anna

 

Juventudes: asignatura pendiente: Participación política de las juventudes en América Latina y el Caribe

Docente responsável: Elisa Guaraná de Castro

Financiamento internacional: Friedrich-Ebert-Stiftung

Este proyecto se planteó con el objetivo relevar información y datos sólidos sobre la participación y actitudes políticas de los y las jóvenes para generar estrategias y recomendaciones de acción para el trabajo con juventudes y el fortalecimiento de su participación en sindicatos y partidos políticos. Entre 2024 y 2025 se aplicó una encuesta en 14 países de la región a través de la metodología de paneles web a cargo de la empresa YouGov, relevando cerca de 21.000 encuestas en toda la región.

 

Lives of Deltas

Docente responsável: Carly Barboza Machado

O Programa Lives of Deltas faz parte das atividades do projeto Open Cities do Centre for Global Challenges da Universidade de Utrecht, e visa promover o raciocínio crítico e criativo sobre a relação entre a terra e seus habitantes, combinando reflexões acadêmicas com discussões artísticas relacionadas aos campos da arte urbana e da tecnologia. Neste programa, os estudantes têm a oportunidade de refletir acerca das relações entre humanos e não humanos no contexto de um intercâmbio entre as quatro cidades envolvidas no projeto: Utrecht, Maputo, Hong Kong e Rio de Janeiro. O tema geral do programa em 2023 é Pollution / Pollination. Suas temáticas específicas são: 1. Frontier urbanisation: land, water and environmental challenges in Maputo city; 2. Environmental experiences: processes and conflicts in the territories of Guanabara Bay, Rio de Janeiro; 3. Problematizing Nature: Hong Kong in between Urbanization and Conservation; 4. Nature-scapes: Technology and life in the Netherlands. A estrutura do programa é formada por uma disciplina online, compartilhada por todas as instituições envolvidas, e uma viagem de intercâmbio internacional para seus estudantes de pós-graduação.

 

MinasMundo: o cosmopolitismo da cultura brasileira

Docente responsável: Maurício Hoelz

Financiamento internacional: Department of Spanish & Portuguese/Princeton University

Rede multidisciplinar, interinstitucional e internacional composta por mais de 70 pesquisadores de diferentes áreas do conhecimento e de diversas instituições.

 

Mulheres Eleitas

Docente responsável: Mayra Goulart

O Mulheres Eleitas é um coletivo de pesquisadoras de diferentes instituições e trajetórias profissionais, reunidas por afinidades teóricas e despertas pelo interesse de analisar (i) a participação e a representação política de mulheres, (ii) as organizações femininas e feministas que reivindicam direitos e modos como a ocupação dos espaços públicos e mesmo (iii) as disputas de narrativas e perspectivas pelo paradigma do Estado Democrático de Direito em contraposição aos momentos autoritários e de rupturas democráticas.

 

Na Memória – A linguagem dos Direitos Humanos no Brasil

Docente responsável: Alessandra Maia Terra de Faria

 

O Turismo Gastronômico e as relações entre comida, cultura, turismo e região

Docente responsável: Miriam de Oliveira Santos

O objetivo deste projeto é analisar a forma como as relações entre comida, comensalidades e região podem contribuir para a produção e manutenção de identidades. São objetivos específicos: a) verificar como as comidas típicas contribuem para a construção de uma identidade, que é socialmente construída por meio da noção de cultura compartilhada, mas, ao mesmo tempo, é constantemente transformada; b) compreender como as relações entre comida, sociabilidade e região podem contribuir para a produção e manutenção de identidades; c) compreender como determinados doces regionais transformam-se em atrações turísticas, e em símbolos regionais, como ocorre, por exemplo, com o pastel de Belém e os Ovos moles de Aveiro.

 

Programa Mundos del Trabajo

Docente responsável: Marta Cioccari

 

Rede Anthera: Rede Internacional de Pesquisas sobre Família e Parentesco

Docente responsável: Alessandra Rinaldi

A Rede Anthera reúne mais de 40 pesquisadores do Brasil, França, Espanha, Argentina e Canadá que são referências internacionais nos estudos de família e parentesco, além de alunos de diferentes níveis de formação – da graduação ao pós-doutorado. A Rede recebe financiamento da chamada Pró-Humanidades do Cnpq 26/2022 – por meio do projeto “Fabricação do parentesco e tecnologias de governo nas adoções tardias no Brasil. Projetos em Rede – Políticas públicas para o desenvolvimento humano e social que era a consolidação de redes internacionais de pesquisa”. Seu objetivo é contribuir para o desenvolvimento de debates sobre dinâmicas familiares e de parentesco, produzindo conhecimento científico para o aprimoramento das políticas públicas no país.

As pesquisas foram desenvolvidas a partir de eixos como parentalidades, políticas de cuidado e marcadores sociais; tecnologias de governo, rede de proteção à infância e juventude; adoções de crianças/adolescentes; direitos sexuais e reprodutivos e migrações, mobilidades e racialização. Além disso, uma das prioridades da rede foi a inserção do conhecimento científico em diferentes esferas – como o sistema de justiça, serviços públicos de saúde e assistência social, ampliando as modalidades de capacitação profissional de trabalhadores/as que atuam nesses campos. Assim, seu impacto também se deu por meio da educação continuada interprofissional, com foco em uma qualificação profissional humanizada. O uso de podcasts e plataformas colaborativas ampliou a disseminação dos debates para além do meio acadêmico, alcançando espaços profissionais e comunitários. Esses materiais foram produzidos em parceria com organizações e movimentos sociais, frequentemente liderados pelo próprio público-alvo das políticas em que se buscava incidir. Desse modo, expandiram-se bases de dados nacionais e internacionais, produzindo análises inéditas, o que contribuiu para avançar nos estudos, preenchendo lacunas na produção de informações oficiais.

Ademais, a rede tem se engajado na formação de estudantes e pesquisadores e na capacitação de profissionais de diferentes campos do conhecimento (Antropologia, Serviço Social, Direito, Psicologia, Saúde), tendo como base de suas pesquisas a antropologia, mas conferindo um caráter interdisciplinar à Rede. Quanto a articulação sistemática com associações e entidades e órgãos de governo, a Anthera tem realizado atividades junto com o Ministério dos Direitos Humanos e Cidadania – MDHC, o Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA, e outros órgãos governamentais cujas práticas estão voltadas à implementação e fortalecimento de políticas familiares. Entre as parcerias instituídas no Brasil, destacam-se: o Grupo de Pesquisa Desigualdades Sociais e Interseccionalidades de Gênero, Raça/Etnia e Gerações (DIGREG/UFBA), a Clínica dos Direitos Humanos da UFMG, as Defensorias Públicas de Minas Gerais, São Paulo e Rio Grande do Sul, Aldeias Infantis SOS, o Podcast ADOTIVAS, o Coletivo em Apoio às Mães Órfãs, e a Rede Transnacional de pesquisas sobre Maternidades destituídas, violadas e violentadas (REMA).

 

 

Sacralizing Security: Religion, Violence and Authority in Mega-Cities of the Global South

Docente responsável: Carly Barboza Machado

Financiamento internacional: European Research Council

In mega-cities of the Global South, state agencies often lack the capacity to provide infrastructure and security to all citizens. In such contexts, religious organizations and non-state security actors (vigilantes) have merged into alternative governance organizations. The emergence of religious vigilantes suggests a different connection between religion and violence than emphasized in current research on religious fundamentalism and terrorism. While religious vigilantes use violence systematically, they generally do not aim to overthrow the state, nor do they seek a global audience to witness their violence. They operate side-by-side with state actors to maintain order. Major questions are: why do mega-city residents grant these religious vigilantes authority? And what is the role of religion in the legitimation of vigilante practices? SACRASEC will analyze the production of authority of religious vigilantes in mega-cities of the Global South through an ethnographic comparison of three mega-cities. The case studies focus on Christian and Afro-Brazilian religion in Rio de Janeiro; Christian, Islamic and Indigenous religion in Lagos; and Islamic and Indigenous religion in Jakarta. This comparative focus makes it possible to draw general conclusions about the role of religion in alternative governance, while also enabling an analysis of the particularities of each religious tradition in the context of vigilantism. This research extends the boundaries of the anthropology of religion and political anthropology. It will provide critically needed knowledge on the power structures in mega-cities of the Global South, and in so doing will contribute important insights to policies aimed at improving human security.

 

Seminário Permanente Mundos Indígenas

Docente responsável: Izabel Missagia

Nas últimas décadas a história indígena vem se solidificando a ponto de ser escolhida como tema de monografias, dissertações e teses em diferentes programas de pós-graduação das ciências humanas e sociais. Isso se deu a partir, especialmente, das reivindicações dos povos originários para que suas histórias e memórias sejam revisitadas e que seus protagonismos, saberes ancestrais e práticas culturais sejam destacados nas produções das diferentes ciências, especialmente nos campos da História e Antropologia que desenvolvem pesquisas desde o século XVI aos dias atuais. Essas produções têm privilegiado o caminho interdisciplinar construindo diálogos entre História, Antropologia, Arqueologia, Linguística, Literatura, Ciências da Educação, Artes, Ciências Ambientais, Ciências Jurídicas entre outras. Uma das preocupações do Seminário Permanente Mundos Indígenas, Abya Yala (SEPMIAI) é provocar a decolonização das produções acadêmicas locais, regionais, nacionais e internacionais para que não mais se construam imagens do chamado índio genérico, e sim dos povos indígenas na sua diversidade, interculturalidade, contínuo processos transfronteiriços e novas territorialidades físicas e simbólicas historicamente construídas e agenciadas. Esses povos nunca foram apenas vítimas dos primeiros contatos com os colonizadores europeus, já que sempre agenciaram as suas histórias enquanto protagonistas desde o século XVI até os dias atuais, apesar de todas as formas de violações de direitos que tiveram que enfrentar nas diferentes histórias de contatos interétnicos com os não-indígenas. O grupo de investigação Seminário Permanente Mundos Indígenas, Abya Yala (SEPMIAI) pertence ao Centro de Humanidades da Universidade Nova de Lisboa e se realiza em parceria com o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade Federal de Campina Grande (PB, Brasil); a Escuela de Doctorado em Historia y Estudios Humanísticos: Europa, América, Arte y Lenguas da Universidad Pablo de Olavide (Sevilha, Espanha); e o Centre de Recherches sur les pays Lusophones (CREPAL) da Université Sorbonne Nouvelle – Paris 3. Propõe criar uma rede colaborativa e assertiva entre investigadores indígenas e não-indígenas para a construção de possibilidades investigativas em diferentes abordagens temáticas sobre os povos originários desde o século XVI aos dias atuais. Para tanto, ao longo do ano teremos atividades acadêmicas, através de encontros internacionais presenciais e virtuais como o já consagrado Congresso Internacional Mundos Indígenas Abya Yala (COIMI), mas também webnários, projetos de pesquisa e publicações científicas conjuntas.

 

Transformations de la laïcité: nouvelles relations entre l’État, la société et la religion

Docente responsável: Carly Barboza Machado