- Formar profissionais altamente qualificados para atuar criticamente no combate às desigualdades de toda ordem em qualquer parte do território nacional, em instituições públicas e privadas nas áreas de docência e pesquisa em Ciências Sociais, bem como em planejamento, supervisão de políticas públicas, assessorias e consultorias a partidos políticos, empresas e organizações governamentais e não governamentais.
- Democratizar o acesso ao ensino de pós-graduação nas áreas humanas da região metropolitana do Rio de Janeiro e regiões próximas, tais como o sul e centro-sul fluminense.
- Fortalecer o diálogo entre as três subáreas das Ciências Sociais no Brasil: antropologia, ciência política e sociologia, por meio de uma abordagem transversal e convergente que contemple temas e problemas relativos aos processos, dinâmicas e fenômenos sociais, culturais e políticos do país, estimulando projetos coletivos, disciplinas compartilhadas por docentes de diferentes áreas, seminários conjuntos e atuações colaborativas.
- Fomentar interações de caráter intelectual, cultural, social e político, ampliando a capacidade de agência científica e vivências e práticas da juventude, das classes populares e de outros segmentos menos favorecidos da sociedade brasileira que são maioria entre os nossos discentes. Tais interações confirmam a concepção formativa do Programa a partir das classes populares, ampliando as ações já existentes sobre a extensão e a atuação no terceiro setor, em movimentos sociais e em políticas públicas que incentivam a participação equitativa em termos de gênero, raça e classe.
- Promover o acesso ao Sistema de Pós-Graduação a mulheres, indivíduos pertencentes às comunidades originárias, bem como a pessoas
pardas, pretas e transexuais.