LAPPCOM NA MÍDIA (2)

Clique no link para ter acesso a matéria completa.

19 de Junho/2021 Nexo Jornal

Com Bolsonaro em queda e mais pressionado, o caminho está cada vez aberto para Lula da Silva voltar à presidência.

Por Pedro Bastos Reis, conta com a participação de nossa coordenadora Prof. Mayra Goulart (UFRJ/UFRRJ)

30 de Junho/2021 – O Observador

Com Bolsonaro em queda e mais pressionado, o caminho está cada vez aberto para Lula da Silva voltar à presidência.

Por Pedro Bastos Reis, conta com a participação de nossa coordenadora Prof. Mayra Goulart (UFRJ/UFRRJ)

18 de junho/2021 – Canal Uol

Lula deve ir para as manifestações na pandemia?

O ex-presidente Lula (PT) afirmou, nesta quinta-feira (17), em sua conta no Twitter, que ainda não sabe se comparecerá à manifestação contra o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), que acontece no próximo sábado (19).  Será que é uma boa estratégia política para o petista? Mayra Goulart, Professora de Ciência Política da UFRJ, Tiago Santana, Presidente do PT do Rio de Janeiro, Gustavo Magalhães, Infectologista e professor da UERJ e o deputado federal Luiz Lima (PSL) discutem a decisão do ex-presidente no UOL Quer Saber.

Da saúde ao futebol, Copa América vira foco de novo embate entre Bolsonaro e governadores.

Desde que assumiu a Presidência da República, em 2019, Jair Bolsonaro vem colecionando crises com os governadores; pandemia intensificou conflitos
Escrito por Flávio Rovere

02 de Junho/2021 – O Dia Online

A CPI da Covid-19 e seus efeitos práticos.

Para repercutir as primeiras semanas da Comissão Parlamentar de Inquérito em funcionamento no Senado, o Tá na Redee Especial recebe nossa coordenadora Mayra Goulart, professora de ciência política da UFRJ e UFRRJ.

01 de junho/2021 – Sputnik News 

Como os atos contra Bolsonaro podem impactar o governo e a CPI da Covid?

Especialistas ouvidos pela Sputnik Brasil avaliam que as manifestações contra o presidente Jair Bolsonaro precisam agregar forças além da esquerda tradicional para ter efeitos significativos e dizem não enxergar chances de impeachment no horizonte.
Conta com a participação de nossa coordenadora e professora Mayra Goulart (UFRJ/UFRRJ)

01 de Junho/2021 – IG Ultimo Segundo

Podcast Último Segundo: assédio sexual e discriminação de gênero na política.
 
O iG convidou a cientista política e coordenadora do Lappcom Mayra Goulart e a deputada estadual Isa Penna (PSOL-SP) para debater sobre o tema.

31 de maio/2021 – Rádio Brasil Atual

Forças políticas que apoiaram Bolsonaro começam a se afastar após desastre do presidente na pandemia.

Mayra Goulart, professora doutora e coordenadora do Lappcom, foi entrevista pelo âncora Glauco Faria no Jornal Brasil Atual desta segunda-feira (24) e analisou as reações ao encontro entre os ex-presidentes Luiz Inácio Lula da Silva e Fernando Henrique Cardoso e a perda de apoio.

 

28 de maio/2021 – Rádio Brasil Atual

Bolsonaro aposta nos militares para uma radicalização contra as instituições democráticas.

Em entrevista à Rádio Brasil Atual, a cientista política Mayra Goulart, da Universidade Federal do Rio de Janeiro e do Programa de Pós Graduação em Ciências Sociais da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, disse que Bolsonaro começa a sentir o desgaste do seu governo ao mesmo tempo em que observa a ascensão do ex-presidente Lula para as eleições do ano que bem. Para ela, o presidente está disposto a apostar nos segmentos mais fiéis de seu governo para um eventual ataque contra as instituições democráticas. E neste sentido, ele contará com os militares.

19 de maio/2021 – Agência Radio Web 

Lula e Fernando Henrique, uma análise do encontro político.

Nesse podcast Mayra Goulart, coordenadora do Lappcom e professora da UFRJ e PPGCS/UFRRJ, realiza uma análise do encontro entre os ex-presidentes Lula (PT) e Fernando Henrique Cardoso (PSDB), além de outros encontros políticos do petista.

19 de maio/2021 – Diário do Nordeste

Depoimento de Eduardo Pazuello é marcado por blindagem ao Governo e contradições sobre a pandemia.

O jornal Diário do Nordeste publicou uma análise realizada pela coordenadora do Lappcom e professora da UFRJ e do PPGCS/UFRRJ, Mayra Goulart, acerca dos depoimentos de Eduardo Pazuello na CPI da Covid.

 
Lula no jogo, bolsonarismo de novo. 
 
A Revista Escuta publicou o texto de Mayra Goulart e Guilherme Leme sobre a provável disputa entre Bolsonaro e Lula:
“Enquanto a CPI dava os primeiros passos, já com depoimentos que deixam inequívoca a responsabilidade do presidente no desastre da pandemia no Brasil, Lula também já arregaçou as mangas e partiu para Brasília para botar o tal diálogo em prática”.

16 de maio/2021 – Correio Braziliense

Em duas semanas, os efeitos da CPI da Covid são devastadores para o governo.

 

O jornal Correio Braziliense publicou uma matéria que conta com análise dos possíveis desdobramentos da CPI da Covid para o cenário político brasileiro realizada por Mayra Goulart, coordenadora do Lappcom e professora do IFCS/UFRJ e PPGCS/UFRRJ.

16 de maio/2021 – O Dia

A relação do crime organizado com a política nas eleições.

Sidney Rezende entrevista a nossa coordenadora Prof. Dra. Mayra Goulart em A relação do crime organizado com a política nas eleições.

14 de maio/2021 – Jornal do Brasil

Pesquisadora aponta principais pontos para queda de popularidade de Bolsonaro.

O Jornal do Brasil publicou uma matéria intitulada “Pesquisadora aponta principais pontos para queda de popularidade de Bolsonaro”. Nesta, Mayra Goulart, coordenadora do Lappcom e professora do IFCS/UFRJ e do PPGCS/UFRRJ, analisa o contexto político brasileiro a partir da mais recente pesquisa do Instituto Datafolha, que revelou que o governo do presidente Jair Bolsonaro conta com a aprovação de apenas 24% dos brasileiros, pior marca de seu mandato até o momento.

13 de maio/2021 – Sputnik Brasil

A queda de popularidade do Bolsonaro.

A Sputnik Brasil divulgou hoje a análise realizada pela cientista política Mayra Goulart, coordenadora do Lappcom e professora do PPGCS/UFRRJ e IFCS/UFRJ, acerca da queda de popularidade do presidente Jair Bolsonaro apontada recentemente pela pesquisa de opinião do Instituto Datafolha.

07 de maio/2021 – Rádio Brasil Atual

Bolsonaro cria notícias falsas sobre a China para desviar atenção da sua responsabilidade.

No dia de ontem, foi ao ar a entrevista de Mayra Goulart, coordenadora do LAPPCOM e professora da UFRJ/IFCS e do PPGCS/UFRRJ, à Rádio Brasil Atual. Ela analisou o depoimento de Nelson Teich, ex-ministro da Saúde, na CPI e as recentes declarações do presidente Jair Bolsonaro acerca do coronavírus e da China.

28 de abril/2021 – Mundial News

Matéria: Corrupção no Rio de Janeiro Cinco governadores foram presos nos últimos 20 anos.

Está no ar a contribuição da coordenadora acadêmica do LAPPCOM, professora Mayra Goulart, para o portal InterTv. A matéria fala sobre a crise política no Rio de Janeiro e os recorrentes casos de corrupção entre lideranças do Estado.

24 de abril/2021 – Sputnik Brasil

CPI da Covid: entenda o passo a passo e as implicações para o presidente Bolsonaro.

Pode vir à tona uma série de fatos que demonstre não só a inépcia, mas uma estratégia deliberada de desvalorizar as vacinas, de obstaculizar a obtenção dos imunizantes, de minimizar a pandemia e de combater o isolamento social.

Está no ar a contribuição da coordenadora acadêmica do LAPPCOM, professora Mayra Goulart, para o portal Sputnik News. A matéria fala sobre os próximos passos da CPI instaurada pelo Senado para investigar a conduta do governo federal na condução da pandemia. Acesse o link para visualizar a matéria completa!

19 de abril/2021 – Portal Eu Rio.

Diversionismo é velha arma da direita para garantir reeleição.

Está no ar a contribuição da coordenadora acadêmica do LAPPCOM, professora Mayra Goulart, para o portal Eu, Rio!. A matéria fala sobre uma das táticas utilizadas por políticos de Direita para manter seu eleitorado.

08 de abril/2021 – Correio Braziliense

Quanto menos identidade própria, mais é valorizado como perfil para escolha do Bolsonaro. Braga Netto se enquadra nessa lógica de submissão, de correia de transmissão.

Está no ar a contribuição da coordenadora acadêmica do LAPPCOM, professora Mayra Goulart, para o jornal Correio Braziliense. A matéria fala sobre a relação entre os Ministros de Estado associados às Forças Armadas e o presidente Jair Bolsonaro.

07 de abril/2021 – Jornal ADUFRJ

A condução da pandemia no governo Bolsonaro.

Está no ar a contribuição da coordenadora acadêmica do LAPPCOM, professora Mayra Goulart, para a ADUFRJ. Sua colaboração abordou a condução da pandemia no governo de Jair Bolsonaro e os riscos decorrentes de uma retomada da agenda de austeridade em meio à crise sanitária.

07 de abril/2021 – Correio Braziliense

O espaço é delas: mulheres que atuam em profissões com maioria masculina relatam desafios.

Está no ar a contribuição da coordenadora acadêmica do LAPPCOM, professora Mayra Goulart, para o jornal Correio Braziliense. A matéria fala sobre as desigualdades de gêneros no mundo profissional e a dificuldade de acesso feminino à profissões historicamente ocupadas por homens.

06 de abril/2021 – Sputnik Brasil

Com Lula em campo, presidentes da Câmara e do Senado podem se afastar de Jair Bolsonaro?

Está no ar a contribuição da coordenadora acadêmica do LAPPCOM, professora Mayra Goulart, para o portal SputnikNews. A matéria fala sobre as alterações no panorama político com a retomada do ex-presidente Lula à disputa pelo cargo de presidente em 2022.

09 de fevereiro/2021 – Correio Brasiliense

Na primeira semana de trabalho, Pacheco e Lira se mostram diferentes e eficazes.

Está no ar a contribuição da coordenadora acadêmica do LAPPCOM, professora Mayra Goulart, para o jornal Correio Braziliense. A matéria fala sobre a primeira semana de atuação de Arthur Lira (PP) e Rodrigo Pacheco (DEM), os novos presidentes da Câmara dos Deputados e do Senado, respectivamente.

 

28 de janeiro/2021 – O Dia Online

Evangélicos e empresários teriam pressionado Bolsonaro por apoio à vacina, analisa cientista política.

Mayra Goulart, coordenadora do LAPPCOM e professora da UFRJ e do PPGCS/UFRRJ, participou de um podcast do Jornal O Dia, debatendo a corrida pelas vacinas, os confrontos entre Jair Bolsonaro e João Dória acerca do tema e seus efeitos sobre o processo eleitoral de 2022.

25 de janeiro/2021 – O Popular

Precisa ter pressão muito forte das ruas’, diz cientista política. 

Está no ar a entrevista da coordenadora acadêmica do LAPPCOM, Professora Mayra Goulart, para o jornal O Popular. A matéria trata da construção do ambiente político que faz pairar, mais uma vez, sobre o governo de Jair Bolsonaro a hipótese do impeachment.

22 de janeiro/2021 – Jornal do Brasil

Extensão do auxílio não é motivo para ‘toma lá dá cá’ na eleição da Câmara, diz deputado.

O Jornal do Brasil divulgou hoje, uma matéria que conta com a entrevista de Mayra Goulart, coordenadora do LAPPCOM e professora da UFRJ e do PPGCS/UFRRJ. A coordenadora realiza uma análise acerca da possibilidade de extensão do auxílio emergencial e das eleições para a presidência da Câmara dos Deputados

16 de janeiro/2021 – Blog Terapia Política

O lento e tortuoso avanço da representação de mulheres no Brasil: um balanço a partir das eleições municipais no estado do Rio de Janeiro

Hoje, no blog Terapia Política, foi publicado o texto de Mayra Goulart, coordenadora do LAPPCOM e do projeto Mulheres Eleitas, e de Giulia Gouveia, pesquisadora de ambos os grupos, acerca das eleições municipais de 2020.

07 de janeiro/2021 – Correio Braziliense

Mulheres à direita: de 77 deputadas, 55 votam com o governo ao menos metade das vezes.

A professora Mayra Goulart, coordenadora do LAPPCOM e do Mulheres Eleitas, contribuiu com a matéria do jornal Correio Braziliense acerca do perfil das deputadas federais da atual legislatura.

17 de dezembro/2020 – Sputnik Brasil

Após STF barrar recondução de Maia, como fica a disputa pela presidência da Câmara?

O pesquisador do LAPPCOM, Theófilo Rodrigues, comenta os cenários da eleição para a presidência da Câmara dos Deputados.